segunda-feira, 9 de março de 2015

(Slide) Infertilidade Masculina - Saúde do Homem




O primeiro conceito que devemos ter é que a fertilidade do ser humano é relativamente baixa. Um casal apresenta uma chance de engravidar de cerca de 20% ao mês. Assim, é comum haver algum tempo entre o início das tentativas de engravidar e a gestação, o que levanta a primeira questão: quando um casal deve pensar em infertilidade?
Quando há ausência de gravidez após 12 meses de relações sexuais regulares sem uso de método anticoncepcional. Este limite de tempo é importante pois, após 1 ano sem conseguir engravidar, o casal deve procurar assistência médica para uma avaliação adequada.
 Infertilidade masculina não significa a impossibilidade definitiva de ter filhos, depois que surgiram a inseminação artificial e a fertilização in vitro. Diagnóstico bem feito é fundamental para a escolha do método mais indicado para superar essa dificuldade.
O espermograma é um exame para o diagnóstico da infertilidade, Uma pequena parcela dos homens inférteis, ao fazer o exame, depara-se com a ausência de espermatozóides na ejaculação. Nesses casos, devem-se avaliar tanto as doenças que impedem a saída de espermatozóides (fibrose cística, por exemplo), quanto as situações que interfiram na própria produção pelo testículo, como >alterações genéticas, testículos criptorquídicos, (que são aqueles que permanecem fora da bolsa testicular) e disfunções hormonais.
 A varicocele
A varicocele é uma doença provocada pela dilatação das veias do escroto. Pode causar problemas na produção e qualidade do semem.
Diagnosticada por meio do exame físico, é a principal causa de redução do potencial fértil dos homens, responsável por até 40% dos casos de infertilidade masculina.
Criptorquidia:
A criptorquidia é um problema comum entre os bebês e acontece quando os testículos não descem para o escroto, a bolsa que envolve os testículos.
O diagnóstico da criptorquidia é feito através da apalpação do escroto logo após o nascimento do bebê. Se o testículo não estiver no escroto, ele deverá descer durante o 1º ano de vida do bebê, mas se isso não acontecer pode ser necessário fazer cirurgia para colocar o testículo no lugar. A cirurgia é simples e rápida, devendo ser realizada antes dos 2 anos.

​​Criptorquidia bilateral: quando estão ausentes os dois testículos no escroto, que se não for tratada pode tornar o homem estéril;
Criptorquia unilateral: quando está ausente um testículo num dos lados do escroto, podendo provocar diminuição da fertilidade.

As causas da criptorquidia podem ser:
·        Hérnias no local por onde descem os testículos do abdômen para o escroto;
·        Problemas hormonais;
·        Baixo peso do bebê;
·        Nascimento prematuro;
·        Síndrome de Down;
·        Contacto com substâncias tóxicas como pesticidas.

A qualidade do esperma é um fator decisivo para a fecundação bem-sucedida e manter um estilo de vida saudável ajuda a produção de espermatozóides saudáveis, abundantes e vigorosos.

·        Diminuir o consumo de bebidas alcoólicas: o álcool baixa a quantidade de espermatozóides e reduz o impulso sexual interferindo negativamente na fertilidade masculina.
·        Deixar de fumar: o tabaco reduz a quantidade e a mobilidade dos espermatozóides e aumenta o risco de anormalidades do esperma e defeitos genéticos no embrião.
·        Evitar drogas: diminui a libido, baixa a quantidade de espermatozóides e provoca impotência.
·        Reduzir o consumo de cafeína: a cafeína pode impedir a produção de espermatozóides, provocar anomalias cromossómicas e afetar a mobilidade.
·        Ser cauteloso com o uso de medicamentos: alguns medicamentos podem ter efeitos negativos na formação do esperma.
·        Alimentação saudável: Uma alimentação rica em nutrientes contribui para o desenvolvimento dos espermatozóides.
·        Beber muita água ao longo do dia, não menos de dois litros, já que o sémen é constituído principalmente por água.
·        Um estado de stress constante, a ansiedade e o ritmo de vida acelerado são factores que também prejudicam a produção de esperma fértil.

·        Idade: Quanto maior a idade paterna maiores são as chances de ocorrerem alterações na produção e na qualidade dos espermatozóides.
Compartilhe : :

0 comentários:

Postar um comentário